sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Nova CPMF ganha força no Congresso

A reedição da CPMF, o chamado Imposto do Cheque, ganhou fundamental apoio do PMDB, o maior partido no Congresso Nacional. A bancada prometeu ao ministro da Saúde, José Gomes Temporão, apoiar o novo tributo, agora batizado de CSS (Contribuição Social para a Saúde).

A mordida no bolso do consumidor brasileiro será de 0,10% de qualquer transação financeira. A expectativa do governo é arrecadar R$ 12 bilhões por ano, dinheiro que seria integralmente destinado à área de Saúde. Do total arrecadado, a União deve destinar 10%, os estados 12%, e os municípios 15%.

Petrobras anuncia descoberta de reserva de óleo leve na Bacia de Campos

A Petrobras anunciou nova descoberta de petróleo leve no pós-sal na Bacia de Campos, em uma perfurção informalmente denominada Aruanã. De acordo com a empresa, análises preliminares indicam a presença de volumes recuperáveis em torno de 280 milhões de barris de petróleo leve e com boa produtividade.

O poço está localizado a cerca de 120 quilômetros da costa do Estado do Rio de Janeiro, a 976 metros de profundidade, ou seja, na camada pós-sal.

Moradores vizinhos ao Rio Paraíba já se preocupam com as cheias do próximo verão

Quem mora perto do Rio Paraíba do Sul vive todo verão a mesma agonia. Preocupados com as enchentes, os moradores querem desde já uma solução definitiva para o problema. Ainda faltam cinco meses, mas já estão preocupados com o período de chuvas no verão.

Em 2007, o Ministério Público Federal chegou a entrar na justiça contra o Governo do Estado do Rio e dos municípios de Campos, Quissamã, são João da Barra e São Francisco do Itabapoana para que realizassem imediatamente melhorias na infra-estrutura das regiões cortadas pelo rio. Mas até hoje quase nada foi feito. E a solução parece estar longe.

Mais de 5 milhões de trabalhadores já sacaram PIS

Aberto dia 11, para nascidos em julho, e com pagamento para trabalhadores de agosto iniciado dia 19, o calendário do PIS será fechado dia 25 de novembro, quando a Caixa Econômica Federal começa a pagar a quem é de junho. O Abono Salarial, no valor de um salário mínimo, é pago com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador e, até o momento, 5,7 milhões já sacaram o benefício.