quinta-feira, 17 de setembro de 2009

ISP divulga estatística de julho e aponta aumento de homicídio no segundo trimestre

O Instituto de Segurança Pública (ISP) divulgou nesta quinta-feira as incidências criminais do estado do Rio de Janeiro relativas ao mês de julho de 2009. Segundo o ISP alguns delitos que tiveram redução percentual no mês de julho deste ano, em relação ao mesmo período do ano anterior: latrocínio (menos 14,3% ou 3 vítimas) e roubo de veículo (menos 10,2% ou 225 casos).

Já os delitos que apresentaram aumento percentual quando comparados ao mesmo período do ano anterior foram: homicídio doloso apresentou aumento de 10,7% (mais 131 vítimas) em relação ao trimestre móvel (maio/jun/jul) do ano anterior. Foram 1.358 vítimas em 2009 e 1.227 no mesmo período do ano passado. Em relação ao mês de julho deste ano ao ano anterior foi registrada uma diminuição de 3,9% (menos 16 vítimas).

Funcionários dos Correios em Campos resolvem aderir a greve nacional

Funcionários dos Correios em Campos decidiram aderir a greve nacional da categoria, que nta terça-feira. A categoria reivindica um aumento real linear de R$ 300, reposição das perdas salariais, além de auxílio-educação. Os funcionários também pedem a imediata contratação de pessoal, para diminuir a carga de trabalho, que segundo eles, tem sido excessiva.

Segundo Aldinei Carvalho, diretor do Sindicato dos Trabalhadores das Empresas de Correios e Telégrafos, em Campos, onde há mais de 300 funcionários, a adesão vai chegar a mais de 90% hoje. Ainda segundo o sindicalista, na última greve, após o retorno às atividades, a empresa não cumpriu o prometido, que era contratar mais funcionários.

Redução do IPI é alternativa para o Natal

A redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para carros, eletrodomésticos e materiais de construção pode ser uma estratégia de venda para o Natal. Prevista para terminar este mês, a redução ainda não foi definida pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, que afirmou que os estímulos fiscais ao consumo, como a redução do IPI, vão acabar até o final do ano.

Comércio aposta no crescimento das vendas

Depois de passar um período registrando redução das vendas, o comércio campista está otimista para enfrentar o último trimestre de 2009, com ainda três datas importantes para se recuperar: Dia das Crianças e Natal. Para o presidente da CDL de Campos, Joilson Barcelos, as três datas vão marcar a recuperação do setor e já marcou para entre 8 e 12 outubro, mais uma Fepe. No setor de brinquedos, também a perspectiva é grande. Para o comerciante Alamir Chacur, criança gosta de ganhar brinquedo.