terça-feira, 8 de setembro de 2009

Novas regras eleitorais devem ser votadas amanhã no Senado

A necessidade de correr contra o tempo para aprovar novas regras eleitorais a partir de 2010 reacendeu no Congresso o tema de realização de ampla reforma política. O assunto, entretanto, é debatido pelos parlamentares, inclusive com a apresentação de uma série de propostas que, desde a Constituinte de 1988, resumiram-se a mudanças pontuais na legislação em ano pré-eleitoral.

A matéria deve ser votada nesta terça-feira pela Comissão de Constituição e Justiça e o plenário do Senado.

Professores da rede estadual entram em greve

Os professores da rede estadual entram em greve a partir de hoje e fazem uma caminhada da Candelária até a Assembleia Legislativa do Rio. A categoria pede aos deputados aprovação de algumas emendas ao Projeto de Lei, do governador Sérgio Cabral, que deve ser votado ainda hoje e que propõe a incorporação da gratificação do Nova Escola em seis anos, além da alteração do plano de carreira da educação estadual, reduzindo a diferença entre os níveis de 12% para 7,5%.

Comércio do Rio contrata quase 10 mil

Começou a temporada de contratações para os empregos temporários de Natal. Das 123 mil vagas que serão criadas até o fim do ano no comércio de rua, shoppings, supermercados e lojas de departamento, 9.938 estão no Rio. Candidatos já podem se preparar, porque as lojas deram a largada para as contratações.

Inadimplência no Brasil está dentro da média mundial

A inadimplência no crédito é um dos principais motivos apontados pelos banqueiros brasileiros para que o spread (diferença entre o que a instituição paga ao captar o dinheiro e o que cobra ao repassá-lo aos clientes) seja tão alto.

No entanto, um levantamento do Fundo Monetário Internacional (FMI) mostra que a relação entre empréstimos em atraso e crédito total no Brasil está dentro da média internacional.